Sem banners disponiveis


Pilates: corpo e mente em equilíbrio

Flexibilidade é um dos benefícios do Pilates

Uma das muitas razões que levam as pessoas a praticar atividade física é reduzir o estresse do dia a dia, da vida corrida, da falta de tempo. Mas o que se encontra muitas vezes nas academias é concorrência.  Isso mesmo… concorrência por espaço, por aparelhos, por horários que se adequem à nossa agenda e a pior delas: concorrência pela atenção dos professores da academia, que têm que suar a camisa, literalmente, para dar conta satisfatoriamente de um número enorme de alunos, o que acarreta no descontentamento, que leva muitos alunos a desanimarem da tão necessária atividade física.

Corpo e mente em harmonia

Foi de tanto ouvir esse tipo de queixa que a educadora física Polliane Raske, optou por buscar uma modalidade que trouxesse aos seus alunos esse equilíbrio entre o corpo e a mente. Ela se especializou em Pilates, atividade que traz inúmeros benefícios, desde a modelagem do corpo até a cura e prevenção de doenças e dores. Isso porque a técnica tem como princípios básicos a concentração, controle, centralização, precisão e respiração, fatores responsáveis pela harmonização do organismo.

Depois de trabalhar em espaços divididos com outros profissionais, há um ano Polliane abriu o Vitality – Stúdio de Pilates, onde trabalha com Daniela Yoshida Silva, também educadora física. Elas atendem a grupos de três alunos, no máximo, em cada turma, o que permite personalizar as atividades de cada aluno.

Esse contato próximo também facilita o estreitamento do relacionamento entre as instrutoras e seus alunos, de forma que elas conseguem sentir o estado de espírito logo na entrada e, assim, conduzir os exercícios, considerando não apenas a série de atividades programadas, mas trabalhar o lado emocional, deixando-os mais relaxados e as aulas mais eficientes.

“Às vezes, percebo, logo na entrada deles, que algo não está bem, quando estão especialmente estressados ou deprimidos, e então, começo a aula com uma sessão mais intensa de relaxamento, e na maioria das vezes, quando a aula termina, são pessoas transformadas, sorridentes, totalmente diferentes de como chegaram”, relata a professora. “Isso porque o Pilates trabalha o fortalecimento, força, flexibilidade e também o equilíbrio, emocional”, detalha Polliane.

Por que elas optaram pelo Pilates?

Ouvimos algumas mulheres que também se cansaram do ambiente de academias, e se renderam ao Pilates e aos cuidados das professoras Polliane e Daniela, e se dizem muito satisfeitas.

O ambiente calmo potencializa os resultados
O ambiente calmo potencializa os resultados

Ieda de Castro Marques Cardoso é uma adepta do Pilates. “Na academia é outro ambiente. No estúdio tenho a oportunidade fazer exercício em ambiente calmo. Optei pelo Pilates por indicação médica. Tenho problemas de coluna, quadril, joelhos e ombros. E também porque tinha curiosidade de conhecer. E durante esses quase dois anos de Pilates, os benefícios foram muitos”, destaca Ieda. “Os quadris não doem mais. A coluna não incomoda mais. Só os joelhos e ombros, que já estão com desgaste, ainda incomodam, mas nem se compara como era antes”, assegura. Segundo ela, são duas Ledas, uma de antes e outra de depois do Pilates.

Força e disposição para o dia a dia
Força, disposição para o dia a dia e qualidade de vida

Clarice Macedo Nascimento Junqueira diz que o ambiente de academia era muito impactante, por isso optou pelo Pilates no estúdio. “O Pilates me dá conforto e me fortalece. Já tive resposta positiva, cura mesmo”, garante. “Para dia a dia, me dá disposição. Pratico há dois anos e, para mim, é pra sempre”, enfatiza Clarice

Sônia Niero Cuceravai revela que optou pelo Pilates como uma arte de conhecer o próprio corpo, buscando qualidade de vida. “O Pilates é a prática essencial para a longevidade. As aulas podem ser super dinâmicas e com som contagiante, mas com sequência de exercícios individual para cada aluno. Na academia são muitas pessoas, tem que fazer os mesmos exercícios que os outros alunos, e às vezes tenho dificuldade em realizar”, compara. “Pratico Pilates há um ano. Sinto que melhorou a postura, a força, a resistência muscular, tenho maior equilíbrio e, como tenho osteoporose, ajuda a aumentar a massa óssea”, explica. “Eu amo Pilates”, conclui.

 

Por orientação médica, Marcela, que tem problemas de coluna, precisava sair do sedentarismo, sem dores
Por orientação médica, Marcela, que tem problemas de coluna, precisava sair do sedentarismo, sem dores

Para Marcela Oliveira Leite, os benefícios do Pilates é que, além do número de alunos ser menor, apenas três por aula, o instrutor fica o tempo todo observando e orientando cada exercício e também respeitando as limitações de cada aluno. “Além da orientação médica, devido a problemas na coluna, eu precisava sair do sedentarismo sem que isso me prejudicasse ou trouxesse mais dores, devido à patologia”, conta Marcela. “Há um ano praticando Pilates, não sinto mais as dores de antes. Durmo melhor, houve redução de medidas, fortalecimento de musculatura e flexibilidade”, elenca. “Sem falar das novas amizades que fiz e de poder contar com o lado tranquilizador da Polliane”, brinca Marcela.

“As aulas acabam sendo uma terapia para elas”, observa Polliane, feliz com os resultados dos alunos e comemorando o primeiro aniversário do Studio Vitality.

Categorias: Destaque,Galeria de Fotos,Moda&Beleza

Tags: