Sem banners disponiveis


Diversão e lazer marcaram a festa Julina do Projeto Vida Ativa Melhor Idade

DSC_4383 (Copy)Mais de 200 idosos foram reunidos na manhã desta quarta-feira, 27, no Ginásio de Esportes Mário Oncken, para a festa julina do Projeto Vida Ativa Melhor Idade. A comemoração – que aconteceu pelo quinto ano seguido – já é tradicional e garante momentos de lazer, diversão e muita alegria para os grupos do projeto, localizados em diversos bairros da cidade. “É uma grande confraternização que promovemos para as pessoas dos vários grupos possam se encontrar, socializar e passar bons momentos. O ambiente ajuda a perpetuar a tradição das festas caipiras, com danças, comidas típicas e muita alegria”, afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jeferson Gabriel Ferreira.

A festa começou por volta das 9h e não faltou animação. O projeto tem grupos de terceira idade organizados nos bairros Parque Jabuticabeiras, Jardim São Cristóvão, Jardim panorama, Parque Danielle, Jardim União, Praça Sete de Setembro, Igreja São Francisco de Assis e Catedral. Na próxima semana, um novo grupo começa a se reunir no Parque Industrial. Além da dança, os idosos saborearam doces, bolos, pipoca e cachorro-quente. “É importante reunir o pessoal, para que ele possam trocar histórias, encontrar amigos e se divertir. Os bons momentos refletem diretamente na qualidade de vida nesta fase”, emendou o secretário.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) foi contemplada com o Projeto Esporte e Lazer das Cidades (PELC), que permitiu ampliar a oferta de oficinas com aulas de pintura em tela, crochê e fuxico, beneficiando o pessoal da terceira idade. Cerca de 800 idosos são atendidos com as diversas atividades ofertas pela Smel.

“Só o Vida Ativa Melhor Idade conta com nove núcleos espalhados pela cidade para atender de maneira descentralizada o maior número de idosos possível. Com o PELC, as aulas de alongamento passaram a ser realizadas em outras duas localidades, incluindo o distrito de Lovat e o Centro de Referência de Assistência à Mulher (Cram)”, acrescentou Jefinho do Esporte – como o secretário é mais conhecido.

As ações oferecidas aos idosos incluem caminhada, jogos coletivos, ginástica localizada, danças de salão, recreações diversas, rodas de conversa, passeios turísticos, musculação e bocha. Em algumas datas especiais a SMEL realiza confraternizações – como a festa julina desta quarta-feira – e até excursões com os participantes. Tudo isso se reverte em benefícios para a saúde. “Temos histórias surpreendentes nos nossos grupos de alongamento, como idosos que superaram depressão e problemas físicos, após as aulas. Trabalhamos com a melhora física e as necessidades emocionais que eles possuem”, completou o secretário.

 

Categorias: Galeria de Fotos