Sem banners disponiveis


Médicos passam por capacitação para atender gestantes e puérperas

size_960_16_9_medica-examina-gravidaNa manhã desta segunda-feira (17), 25 médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Umuarama participaram de uma capacitação referente à Rede Mãe Paranaense – responsável por propor a organização da atenção materno-infantil nas ações do pré-natal e puerpério, além de um acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida.

A palestra foi ministrada pelo infectologista, Dr. Ricardo Perci, que falou sobre a toxoplasmose, sífilis e hepatite B. Num segundo momento, a capacitação foi conduzida pelo clínico geral, Dr. Ezequiel Mattei, que propôs uma discussão sobre os encaminhamentos para Alto Risco. A enfermeira Iolanda Yoko Tominaga ficou responsável por apresentar os dados epidemiológicos do Município – detalhando a taxa de mortalidade infantil em Umuarama por meio de vários indicadores.

Segundo a coordenação da Atenção Primária à Saúde, a qualificação dos profissionais de saúde é fundamental para prestação de uma assistência de pré-natal adequada e de qualidade, além do acesso aos serviços de saúde, exames e resultados em tempo oportuno, que são vitais para detecção e intervenção precoce de situações de risco. O encaminhamento correto para referência também, pois vem ao encontro da organização do processo de trabalho. “A integração da atenção primária com a rede (referência), se faz necessária para melhor monitoramento e acompanhamento dessa gestante (usuária) com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência e prevenção da morbi-mortalidade materno-infantil”, explicou a coordenadora Rafaela Hasegawa, complementando que o fortalecimento dos pontos de atenção da rede só acontece com encontros para discussão de protocolos clínicos e sua organização.

Fotos: J.A Sabino

 

Categorias: Saúde da Mulher