Sem banners disponiveis


Saúde fará campanha para prevenir o sufocamento durante a amamentação

DSC_0020 (Copy)
Palestra para gestantes será a primeira atividade da campanha, dia 18 de julho

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Rádio inconfidência AM e outras entidades, realizará no mês de julho uma campanha de prevenção ao sufocamento de bebês em fase de amamentação, um problema que tem ocorrido com certa frequência em Umuarama. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, desde janeiro deste houve 10 ocorrências com crianças menores de quatro anos – das quais seis envolveram bebês com menos de 12 meses. Todos foram socorridos com vida, porém, infelizmente uma das crianças não resistiu e morreu no hospital.

De acordo com o tenente William, junho ainda não terminou mais já apresenta a maior incidência, com quatro casos; em janeiro foram três; em março, dois; fevereiro e maio tiveram um caso cada. O tenente foi um dos participantes de uma reunião realizada pela Secretaria de Saúde, na última semana, por sugestão da reportagem da Rádio Inconfidência.

Para engrossar a campanha, a secretária Cecília Cividini convidou representantes das escolas que oferecem o curso técnico em enfermagem (Colégio Estadual Hilda Kamal e Senac), Unimed, Pastoral da Criança da igreja Católica, Conselho Municipal de Saúde e Samu, além dos bombeiros e da 12ª Regional de Saúde. “Acreditamos que com orientação às gestantes e mães, por meio da atenção primária e também com palestras e visitas, conseguiremos evitar novos casos ou, pelo menos, reduzir os índices”, comentou a secretária da Saúde.

O grupo que coordena a campanha terá uma reunião nesta quinta-feira, às 15h, para definir os detalhes da divulgação e algumas ações, mas a primeira atividade já está programada para 18 de julho, uma palestra com todas as gestantes atendidas pelas unidades de saúde do município no Centro Cultural Schubert, a partir das 13h30, com o pediatra Kelson Ferrarini.

“Além disso, pretendemos realizar oficinas com orientações teóricas e práticas para disseminar as técnicas de desobstrução das vias aéreas dos bebês, além de reuniões e conscientização nas unidades de saúde”, completou a secretária, destacando a iniciativa da Rádio Inconfidência, que terá a jornalista Luíza Lima como representante no grupo de coordenação da campanha.

 

 

Foto: José Anselmo Sabino/ PMU

Categorias: Saúde da Mulher